16.5.10

London - The "Cocoon"

Situado na Cromwell Road, ali mesmo no centro de Londres, o Museu de História Natural é visita obrigatória para os interessados nos temas relacionados com a evolução das espécies, a selecção natural, a biodiversidade ou o futuro dos últimos habitats naturais. Numa mostra fabulosa, composta por mais de 70 milhões de items, a exposição fixa de Botânica, Mineralogia, Entomologia, Paleontologia e Zoologia teve a sua origem num laborioso processo de agregação de várias colecções particulares - a primeira das quais datada do século 17, elaborada por Sir Hans Sloane, médico naturalista e coleccionador -, sendo posteriormente adicionada com inúmeros espécimes provenientes das diversas expedições efectuadas aos quatro cantos do mundo. Mas, desta vez, não foi a exposição fixa que cativou o meu interesse. Nem tão pouco o esqueleto do gigantesco “Diplodocus”, suportado por arames, que guarda imponentemente o hall de entrada do Museu. É que, apesar da enorme dentadura canina, permanentemente arreganhada, daquelas que nos obrigam a amparar as criancinhas, a verdade é que lendo a papeleta do animal rapidamente concluímos que não só não mordia como não fazia mal a uma barata, pois o bicho era de raça herbívora. Mas, não foram estas as razões que me trouxeram desta vez ao museu de História Natural, mas sim algo profundamente inovador. Desde o final de 2009 que se anunciava uma nova ala revolucionária no museu a que deram o nome de “Cocoon”. Feita em estrutura de vidro e aço, atingindo a altura de um oitavo andar e com um custo estimado em 78 milhões de libras, o novo Centro de Investigação “Charles Darwin” encontra-se imaculadamente integrado no edifício vitoriano passando completamente despercebido aos mirones exteriores. O centro, dotado de condições de climatização ideais foi equipado com o state of the art em termos de audio-visuais e equipamentos científicos. Aqui nada foi tido ao acaso. Reformularam-se os processos de conservação de alguns milhões de espécimes animais e vegetais. Transportaram-se os cientistas até ao grande público, mediante a criação de laboratórios transparentes. Desmistificaram-se as tarefas a montante da exposição mediante um criterioso processo audiovisual a que os visitantes podem aceder. No cômputo geral a visita é excelente, dando jus ao facto de o centro se encontrar, presentemente, entre as 5 maiores atracções do Reino Unido. No ano em que as Nações Unidas declararam 2010 como “O Ano Internacional da Biodiversidade” é de louvar a inauguração do centro de investigação mais moderno do mundo que versa, precisamente, sobre o tema a que Stavros Dimas, Comissário Europeu do Ambiente, se referiu como "uma prioridade essencial para o futuro da Humanidade".

Fotogrs: CRV (excepto Hall)

Aos interessados, sugerimos a consulta do site do Museu.

5 comentários:

HELENA AFONSO disse...

CRISTINA, li com muito interesse este seu post - realmente o mundo natural é um fascinio, seja vivo ou em museus - como este!
Eu vi o Museu de História natural de NYC e lembro-me, naquela altura eu não tinha muito que fazer na cidade, aguardando o meu voo seguinte, e passava dias inteiros pregada às montras dos animais...... foi uma descoberta inolvidável, para mim. Não voltei a ver outro mas este de Londres "aguçou" a minha curiosidade e quando puder vou lá só para o ver. (a foto de arquitectura, com as Sombras está LINDA!) Entretanto, o mundo animal natural espera-nos CRISTINA, será que vamos ver este mundo maravilhoso na selva AMAZÓNICA, lado a lado, montões de repelentes, as mochilas carregadas de equipamento fotográfico, as pernas a tropeçarem nos ramos no chão e....uma cobra cascavel pela frente???? UHI, QUE MEDO!"......em Outubro????
Temos de nos ver,
beijinhos, vá escrevendo sempre, adoro ler e aprender....CONSIGO!
beijinho, HELENA

Manifesto Surrealista disse...

Olá Helena,
Tem razão, o Museu de História Natural de Nova Iorque é absolutamente fascinante e a visita leva mais de 1 dia. O de Londres tem agora a particularidade do Centro Charles Darwin e entendi que a sua divulgação seria interessante a quem gosta destes temas. Se quiser companhia para lá ir será um prazer Helena. A minha capacidade de arranque para viajar está a melhorar…está agora em 2 segundos :) E, Outubro aproxima-se. O maior pavor são mesmos os kilos de material fotogr. às costas. A questão começa a ser dramática ao fim de uns kilómetros :) e a minha dependência dos vários tipos de lentes é obsessiva. Confesso. Nunca consigo deixar nenhuma para trás. Acho que prefiro tropeçar nos ramos, rastejar na selva, ver cobras e lagartos a deixar um dos sacos “Lowenpro” em casa. A vida é feita destes gostosos sacrifícios. Obrigada pelas palavras de estimulo. É sempre muito amável, mas este blog não pretende ensinar nada, nem tem quaisquer pretensões. É mais um conjunto de experiências de vida, sem método, obrigatoriedade de publicação ou escolha de temas. Na realidade é isso mesmo que me agrada aqui. Ser livre como o vento. Bjs

Olga disse...

Dear TI, I have see another amazing post which I will pay its full attention when back from Paris - we are still packing now and the plane is in 5 hrs :( I owe you a big e-mail and have lots of things to tell - one is quite exciting! Thank you so much for checking out on my blog - recently it wasn't too interesting as I at times wondered what to write about... I love your comments - you are the best! They always leave such warm feelings!

We are still getting holidays confirmed at work for August, but shouldn't be a problem. Hope to let you know more details very soon.

All our love to you, TI.

Have a time of your life in Madrid, it is so beautiful and classy - a real royal city!

Hugs and kisses,

Olga

HELENA AFONSO disse...

CRISTINA,
Gostei muito da sua visita na minha página do Nordeste e mais ainda dos comentarios, sempre fieis à verdade.....dos lugares aqueambas tão bem conhecemos e sabemos apreciar! Asim vale a pena escrever, sabemos que pessoas que nos entendem a escrita e no lêem a alma estão presentes também no nosso mundo.
Beijinho, HELENA

Olga disse...

Hi TI,

I have just watched the video. I'm really very keen on going to this museum, I'm a bit surprised it is not as famous as say 'The National Gallery' or other museums in London because it is more than worth it. It is really great that so much attention is being paid at such centers to science and research and so much money is being readily put into that. It will definitely pay off... This museum is on my list of things to see in London. Pity I couldn't come with you this time...