7.11.11

Germana Vaz Pinto - Apresentação do livro "Santas de Roca"

Decorreu em ambiente, particularmente, descontraído, entre familiares, amigos e colegas, a apresentação do livro "Santas de Roca", de Germana Vaz Pinto. O salão de documentação da Câmara Municipal de Lisboa foi pequeno, para o número de pessoas que compareceram ao evento. A actriz Rita Lello apresentou o livro e escreveu o prefácio:
"Li Santas de Roca de seguida. Não larguei a resma de papel impresso que a Germana me entregou na esplanada do Jardim das Amoreiras, as suas personagens foram ganhando espaço, espessura e alma na minha imaginação, os cenários surgiram-me povoados pelos corpos daqueles que agora já iam sendo pra mim pessoas conhecidas e era Voz familiar da Germana (tão igual à da Tita, minha companheira de segredos e sonoras gargalhadas) que eu ouvia e me is contando aquela história, que me fazia ver a Rita reflectida no brilho dos espelhos da Versailles, o alcatrão das curvas da Arrábida, o cabelo da Mercedes, o brilho eufórico no olhar do Pablo e no seu avesso aquela tristeza sem limite, as mãos fortes do Artur, a luz a entrar pela salinha da Mercedes, a tristeza nos olhos da Maria da Graça, as lágrimas zangadas com Deus da avó Cecília, os pés descalços da Mercedes a correr sobre a gravilhado jardim, o rio Tejo pela janela da casa de Santos, os dentinhos do sorriso da Mariquita, o calor do olhar do Rodrigo. Segui com atenção o fado da Maria da Graça, o desabrochar da Mercedes, o pragmatismo da Rita, fascinei-me com a Guiomar e comovi-me com a revolta da Avó Cecília. Apaixonei-me pelo Pablo, aprendi a initar o Artur, revoltei-me com o Francisco, iludi-me com o Rodrigo. Mergulhei de cabeça neste universo e passei um óptimo fim-de-semana dentro do mundo que a Germana criou a partir da sua necessidade de ficção. O que é que se pode pedir mais de um livro?
Obrigada Germana."   Rita Lello

Fotogr: CRV

Sem comentários: