28.10.11

J. D. Salinger - À Espera no Centeio

"O táxi que apanhei era incrivelmente velho com um cheiro que parecia que alguém tinha acabado de largar ali o lastro. Calham-me sempre estes táxis tipo vómito sempre que vou a algum lado à noite. E o pior é que lá fora estava tudo bestialmente calado e solitário, mesmo para um sábado à noite. Não vi praticamente ninguém nas ruas. De vez em quando via-se um gajo e uma miúda a atravessar a rua, com os braços à volta da cintura um do outro e assim, ou um bando de gajos com ar de rufias com os seus engates, todos a rir como hienas de alguma coisa que quase apostava que não tinha piada nenhuma. Nova Iorque é tramada quando alguém se ri na rua a altas horas. Ouve-se a milhas. Faz-nos sentir bestialmente sós e deprimidos. Não parei de desejar estar um pouco ao paleio com a miúda Phoebe. Mas depois, já estava no táxi há um bom bocado, o motorista e eu começamos a conversar. Enfim, pensei que talvez soubesse alguma coisa dos patos.
- Oiça, Horwitz - disse eu. - Já alguma vez passou pela lagoa no Central Park? Para os lados do Central Park South?
- A quê?
- A lagoa. Assim como um lago pequeno, que há lá. Onde estão os patos. Sabe?
- Sim, e depois?
- Bem, está a ver os patos que andam lá a nadar? Na primavera e assim? Por acaso faz ideia para onde vão eles no inverno?
- Eles quem?
- Os patos. Faz alguma ideia, por acaso? Quer dizer, vai lá alguém com um camião ou assim e os leva dali ou são eles que voam dali para fora e vão para o sul ou coisa do género?
O amigo Horwitz torceu-se para trás e deu-me uma olhadela. Era do género de tipos sem grande paciência. Mas não era mau tipo.
- E como raio havia eu de saber? - disse ele. - Como raio havia eu de saber uma estupidez dessas?
- Pronto, não vale a pena ficar chateado - disse eu. Porque ele estava chateado ou pelo menos parecia.
- Quem é que está chateado? Ninguém está chateado.
Deixei por ali a conversa, já que ele afinava à brava com tudo. Mas foi ele que recomeçou. Voltou a virar-se todo para trás e disse:
- Os peixes não vão para lado nenhum. Os peixes ficam ali mesmo onde estão. Ali mesmo na merda do lago.
- Os peixes...é diferente. Os peixes são uma coisa diferente. Estou a falar nos patos - disse eu.
- E onde é que está a diferença? Não há diferença nenhuma - disse o Horwitz. Sempre que falava dava a impressão de que estava chateado com alguma coisa. - Para os peixes é muito mais duro, no inverno e tal, do que para os patos, c' um caraças. Use essa cabeça c' um caraças."
J. D. Salinger in À Espera no Centeio

Sem comentários: