21.9.09

Pintura no feminino

Elisabeth Louise Vigée-Lebrun - 1755-1842
Um tema que me apaixona é a História da Pintura, talvez porque esta seja uma área radicalmente diferente daquelas com as quais lido diariamente. A Pintura tem-me despertado uma curiosidade autodidacta. Compreender e relacionar Arte com acontecimentos históricos e sociais, é um tema que me apaixona. O perigo do autodidacta é precisamente o risco que corre em falhar nas suas apreciações já que, em substância, há a inexistência de um grau académico que consubstancie um conhecimento mais profundo. Correndo esse risco - já que este blog é um mero hobby e não tem nenhumas aspirações em se convolar num Tratado de sapiência -, tenho-me debatido com uma questão que me tem intrigado: Porque é que não encontro mulheres que se tenham destacado nas artes da Pintura, em período anterior ao Barroco, época em que apenas encontrei Josefa D’Óbidos, a espanhola que veio viver com os pais para Portugal. Julgo que os meus escassos conhecimentos da matéria obstam a que tenha encontrado algumas “lovely ladies”, como gosto de lhes chamar, mas o que é facto é que só no séc: XVIII encontrei mulheres que se destacaram no universo da Pintura e, mesmo nessa época, apenas encontrei três: Rosalba Carriera (1675-1757), Angelica Kauffmann (1741-1807) e Elisabeth Louise Vigée-Lebrun (1755-1842).
(cont.)

Sem comentários: