20.2.12

Os segredos da Capela Sistina (3)

Ottavio Vannini - 1685 - Palácio Pitti - Florença
Lourenzo de Médici com a sua corte de eruditos
à direita, Michelangelo Buonarroti mostra a Lourenzo a cabeça do fauno que esculpiu

As primeiras referências remontam a 1230. Provenientes de um antigo clã florentino, os Médici desde cedo se destacaram no comércio e nas finanças, como negociantes de lãs e emprestadores de dinheiro. Com uma vocação nata para os negócios, rapidamente estruturaram formas mais complexas de cedência pecuniária, destacando-se, no incipiente mundo financeiro da época, através da criação de um sistema de franchisings e de um método proporcional de taxas de juro que os converteu, rapidamente, numa das famílias mais ricas da Europa. Inicialmente, sem grandes ambições políticas, mas com grande apoio popular, Cosimo de Medici (1389-1464) tornou-se, naturalmente, Governador de Florença, iniciando uma dinastia com mais de 300 anos.
Cosimo de Medici (1389-1464)
Nos 30 anos do seu "reinado", Cosimo, promoveu a paz com as cidades a norte de Florença, consolidou as finanças da família e inaugurou o mecenato das artes, descobrindo e patrocinando pintores como Fra Angelico, Fra Filippo Lippi, Donatello e Botticelli. Estendendo a sua influência à literatura e à filosofia, Cosimo, na sequência do saque otomano de Constantinopla, conseguiu resgatar, a peso de ouro, os textos originais de Platão e do egípcio Trismegisto, adquirindo-os e confiando a sua tradução para o latim ao jovem erudito Marsílio Ficino.
É sob a égide de Cosimo de Médici, e com a coordenação de Fisino e Giovanni Pico della Mirandola, que surge a Academia Platónica de Florença. Em pouco tempo, tornar-se-à um dos grandes centros da cultura italiana, preconizadora dos novos valores humanistas e de uma nova política social para a época.
Marsílio Ficino (1433-99)
Cosimo levaria a cabo outro feito importante que influenciaria o panorama da cultura florentina. Com ele, os judeus passaram a entrar livremente em Florença. Até aí, era vedada a possibilidade de trabalharem ou viverem no território florentino. Banqueiros como os Strozzi e os Pazzi, especializados na concessão de empréstimos às grandes famílias europeias, barravam, não só por razões religiosas mas também por questões de concorrência, a entrada da cidade aos banqueiros judeus, fiadores dos pobres, dos pequenos comerciantes e das pessoas comuns. Ao abrir as portas da cidade, Cosimo conquistou os florentinos, proporcionando-lhes o acesso ao pequeno capital e à consequente melhoria das oportunidades de negócio e das condições de vida. A partir deste momento, o destino dos Médici e dos judeus ficaria ligado para sempre. Fiéis ao seu protector, nas duas vezes que os Médici foram banidos da cidade, os judeus acompanharam-nos, regressando, posteriormente, ao seu lado, quando readquiriram o controlo da cidade.

Mas a entrada dos judeus em Florença traria uma outra dávida mais perene: a sua cultura e o seu conhecimento esotérico que rapidamente passa a ser tema de interesse da Academia de Florença, estabelecendo-se correspondências entre as ideias platónicas, o cristianismo e o judaísmo. Os judeus, passaram a ser procurados como professores particulares, participando em debates públicos, tertúlias, festas, conferências e retiros intelectuais. Por outro lado os cristãos passaram a dedicar-se ao estudo do hebraico, da Tora, do Talmude, do Midrash e – de longe a sua favorita – ao estudo da Cabala.
Picco della Mirandola (1463-94)
Seria Pico della Mirandola (1463-94) o filósofo que daria início à corrente que aglutinaria uma visão multicultural, impregnada pelo desejo de interpretar as escrituras, do antigo e do novo testamento, aplicando-lhes a mesma visão misticista utilizada pelos cabalistas judaicos. Os textos da Cabala, facilitados pelas traducões ordenadas por Sisto IV, viriam a promover as correntes filosóficas que estariam na génese da “Cabala Cristã”. Uma agregação multicultural que aglutinava transversalmente aspectos multidisciplinares da filosofia platónica, neoplatónica, aristotélica, hermética, cabalistica e cristã, numa apoteóse incomodativa para os anais de Roma e para os dominicanos de Florença que se sentiam desafiados no seu cristianismo hermético cheio de pruridos morais e inquisitórios.

Os Médici passaram a ser odiados, não só pelos Strozzi e os Pazzi, mas também pelo Papa e por Roma, que viam na influência judaica uma contaminação à fé da Santa Igreja. Com a morte de Cosimo, logo seguida do seu filho Pietro, seria Lourenzo, com apenas 20 anos, que assumiria o comando da família. Lourenzo o Magnífico (1449-92), continuaria a obra do seu avô, fomentando a Academia, patrocinando as artes e fundando o “Jardim de S. Marcos”. Um ateliêr de escultura que haveria de acolher um jovem aprendiz, fascinado pelo meio intelectual de Florença e pelos torsos romanos que embelezavam os recantos da selecta “bottega” de Lourenzo de Médici.

Conta a lenda que um jovem de treze anos, impressionou Lourenzo ao esculpir a cabeça de um velho fauno (um espírito mitológico da floresta), valendo-lhe a destreza da escultura o convite para integrar as Academias do Palácio partilhando os grandes mestres florentinos da Academia Platónica e do Jardim de S. Marcos. Com catorze anos, Michelangelo viu-se ao lado de uma das famílias mais ricas da Europa, com os melhores tutores privados de Itália e com uma concepção de arte influênciada pelos ensinamentos Cabalisticos Cristãos. Uns anos mais tarde, toda esta conjuntura iria ser determinante na execução dos frescos e nas mensagens subliminares que deixaria gravadas, para sempre, nas paredes e no tecto da Capela Sistina, no Vaticano (continua).

2 comentários:

HELENA AFONSO disse...

VOLTEI AO BLOG CRISTINA! QUE BOM VOLTAR A VER O SEU, ESTE TEXTO RECORDA-ME MUITO O MEU CURSO DE LITERATURA ITALIANA QUE ADOREI!A Capela Sistina é para mim um dos lugares mais mágicos do MUNDO!
Hoje publiquei as primeiras imagens do Vietnam, vá ver,
beijinhos,
HELENA

Paralelo Longe disse...

Lena,

Que bom ter os amigos por perto. Sentia muito a sua falta na blogosfera mas tudo tem o seu timing. Fico muito contente com o seu regresso. A Capela Sistina é fascinante e agora ainda mais, com o livro que li sobre as mensagens que se escondem por detrás das pinturas. Um beijo, Cristina