1.1.12

Leonardo Da Vinci - The lost Christ "Salvator Mundi"

Leonardo Da Vinci - Cristo Salvator Mundi (1506-13)
Picture: Robert Simon/Tim Nighswander

O número de quadros de Leonardo Da Vinci (1452-1519) que chegaram aos nossos dias iguala, segundo registos históricos, os que se acredita que estejam irremediavelmente perdidos. Seja por motivos que vão do pudor religioso, como é o caso do nú “Mona Vana” (que nos chegou através de cópia de Salai), ou às questões envolvidas em mistério, como é o caso do fresco da “Batalha de Anghiari”, no Paláco Vecchio dos Medici, em Florença, a verdade é que o conhecimento que temos hoje, de algumas dessas obras, resulta de cópias efectuadas pelos seus contemporâneos, da troca de correspondência, de registos e dos esboços do próprio Leonardo que chegaram até aos nossos dias.
Quando em 2005, um casal de negociantes de arte adquiriu um quadro religioso, por umas centenas de dólares, estava longe de adivinhar que, por baixo de umas pinceladas grosseiras se escondia o verdadeiro Cristo de Leonardo, “Salvator Mundi”. O mérito é atribuído a Robert Simon que soube identificar os sinais que o conduziram há mais importante descoberta do mundo da pintura dos últimos anos.
A história do quadro tem origem numa encomenda de Luis XII, efectuada a Leonardo, em 1506. Mas, das vicissitudes posteriores da obra nada se sabia, julgando-se a mesma perdida. A única referência, que tinha chegado aos nossos dias era uma cópia (imagem ao lado), efectuada, em 1650, por Wenceslaus Hollar (1607-77), a partir do original  de Da Vinci. A reprodução, retratava um Cristo jovem, de cabelos compridos,  ondulados, olhar calmo, introspectivo, vestes drapeadas, com a mão direita erguida, com dois dedos unidos, atribuíndo a benção conhecida como “mano pantea”. Na mão esquerda, segurava um globo de cristal, através do qual se podiam ver os drapeados do manto e a palma da sua mão.
Após 5 anos de trabalho intensivo o quadro, aparentemente sem grande valor histórico, revelou-se. Por baixo da figura adulterada de Cristo emergiu um outro quadro, em tudo coincidente com a cópia que Hollar teria feito. Quanto às técnicas e ao estilo utilizados os peritos são unânimes que as mesmas  são típicas de Leonardo, tendo ainda como referencia os estudos de drapeados que Leonardo executou para esta obra e que fazem parte da colecção da Coroa Britânica, localizada no Castelo de Windsor.
A obra, adquirida por umas centenas de dólares, ascende a valores que rondam os 120 milhões de libras. Exposta na National Gallery de Londres, integrada na exposição  "Leonardo - a Painter at the Court of Milan", “Salvator Mundi” poderá ser apreciada em directo e ao vivo até ao dia 5 de Fevereiro de 2012.

2 comentários:

Olga disse...

Ti, I have a really weird feeling when I look at this portrait - I can't really even explain it. I thought it was only for the first time when I saw it, but it doesn't go away... Maybe it's the blurry shape of the face which make it so mysterious, but I it's as if my eyes were glued to it... Well, maybe that's the genius of Leonardo...

Thanks for posting about this - good memories :) And as always your posts are academically brilliant! Hugs

Paralelo Longe disse...

It's quite true Olga. I also feel that everytime I look at this Leonardo's painting I've also been glued to Christ's eyes in such an hipnotic way that I can't even explain why. The figure has some sort of mistic, and you are right, that's Leonardo's genious which pull us towards his eyes and they all seem to be starting to say something which we cannot miss. I think that also happened with the painting "The Lady with the Armine", by far, my favourite Leonardo painting. I never get tired to look at these both paintings. Absolutly electrical and magical.
You are always too generous but I just tell the story which is in Wikipedia and in some book. For those who pass by and would like to know. It's just a kind of a resume.
Saw your pictures from New Year's eve and loved them :)