O lamento de Jeremias - 1630 - Rembrandt Van Rijn
Rembrandt retratou o Profeta Jeremias lamentando a destruição de Jerusalém pelos Babilónicos. Segundo o Antigo Testamento, os sucessores de Saúl – David e Salomão – construíram as fundações da nação judaica (1000.a.C.) em Jerusalém. Foi aqui que edificaram o 1º Templo - o de Salomão -, o local que elegeram para guardar a Arca da Aliança. Nos 400 anos que se seguiram à morte de Salomão, conflitos vários levaram ao fraccionamento do reino em dois. A norte, o Reino de Israel, a sul, o Reino de Judá, com a capital em Jerusalém. Depois de 300 anos de ocupação assíria, no ano 586 a.C., é pela mão do rei Babilónico Nabucodonosor, que Jerusalém é ocupada e incendiada. O Templo de Salomão é destruído. O último rei de Judá, Zedequias, é cego e preso. Os judeus forçados a mais um exílio. Segundo a Bíblia, Jeremias profetizou a devastação de Jerusalém advertindo o povo que se rendesse aos babilónicos. Acusado de traição pelos judeus, Jeremias seria poupado por Nabucodonosor. Neste quadro, que data de 1630, Rembrandt retrata o lamento de Jeremias, apoiado sobre a Bíblia. Ao fundo, Jerusalém em chamas, num contraste magistral entre os detalhes de primeiro plano e as pinceladas “despreocupadas” que compõem o fundo do quadro. Quanto à inspiração para o modelo, suspeita-se que Rembrandt tenha procurado retratar o seu pai, falecido pouco tempo antes. Genial, no Rijksmuseum de Amsterdão.
4 comentários:
Realmente GENIAL este quadro, Cristina, adoro Rembrant e lembro com saudades os os dias que lá passei no Museu de Amsterdam a ver estas maravilhas...!!Adorei também a sua explicação, vir ao seu blog é realmente vir beber à fonte do conhecimento.
Acabei do colocar no meu blog a ultima reportagem do Borneo, o mercado filipino, revivi novamente aquele espaço unico, um espectaculo, como um teatro vivo,
gostava de lá voltar!
Vamos partilhando as nossas vivências, visitar os blogs é um meio de suprimir a falta de tempo para nos vermos.mas não impede um almoço em breve...
Bjº HELENA
Helena,
Obrigada por passar por aqui. É um prazer ver os amigos e receber um abraço caloroso. Na realidade muita da informação fui colectando na viagem, por isso só tenho que recorrer às minhas notas. Gosto imenso de pintura e é interessante relacioná-la com os factos históricos que serviram de inspiração ao tema. Visitarei hoje o seu blog, com imenso gosto. Vamos partilhando estas nossas jornadas com o prazer de rever as nossas viagens pelo mundo. Sabe sempre tão bem recordar! Um grande abraço, Cristina
This is interesting TI. I hope you all had a very good time in Amsterdam during Christmas. Have you also been able to visit Van Gogh's museum by any chance? This was my dream since I was 15, but when I was in Amsterdam later on during my Uni years the entrance to the museum was too expensive for me to enter, so I had to leave this to the next time I go...Van Gogh is my favourite artist, I always try to go to a museum if I know that his works are in it.
I am quite curious about what you say about 'El Amor En Los Tiempos De Cholera'.. I agree these feelings are toxic and are rather destructive than constructive... and as you say they are tempting...On the other hand I think it is good to experience this at least once in a lifetime to know what they are and to feel alive, because they are like thunderstorms going through our souls creating such a huge intensity of feelings... And we learn so much from them - maybe dragging lessons for the rest of our lives...
Dear Olga,
Amsterdam was beautiful. -5ºC, full of snow (10cm), and we had a very relaxed Christmas family break with all the kids. One of the main reasons I choose Amsterdam was because I wanted, very much, to review the Rijksmuseum. I was there, when I was 14 y.o., with my parents and I became fascinated with the works of Rembrandt (The Night Round, The Syndics, his self portraits). Now I wanted to show them to my children as a way to pass my testimony, as my father did to me. Right beside the Rijksmuseum is the Van Gogh’s museum. We visited it and I could admire all his famous portraits and paintings which are placed, at the exhibition, in a biographic way so that we can study his life and his drama (he suicide himself) as long we are visiting the 3 floors with almost 800 Van Goth’s pieces of art. The Museum has a great collection of the letters he addressed to his brother Theo, with sketches wich further on turn out in some of his famous paintings. It’s a very interesting visit to do and next time you’ll go to Amsterdam I’m sure you’ll have enough money to pay the ticket :).
About the Garcia Marquez book, which is beautiful. What I meant when I said that these were feelings to avoid I was not referring to those intense and beautiful feelings which we have certainly all experienced of true, intense and honest love. I was referring to those sick feelings of wait, anxiety, guilt, frustration and all that turns to be a non living existence as we see that "Florentino", for 53 years, experienced. Is it worth while not to live, for such a long time, focusing on an impossible dream? For me that is the antithesis of love. Love should be shared not an amount of pain and frustration. I’m glad we both can say we share those beautiful feelings with the loves of our lives.
(What a long comment!) TI
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