27.8.09

Man Ray

"A natureza não cria obras de arte.
Somos nós, com a peculiar capacidade de interpretação do cérebro humano, que vemos arte". - Man Ray Filadélfia, 1890 - Paris, 1976

Man Ray é o nome artistico de Emmanuel Rudnitzky. Nasceu em Filadélfia em 1890. Muda-se, definitivamente, para Paris em Julho de 1921. Figura de primeiro plano do Dadaísmo Novaiorquino, toda a sua obra sofre influências do movimento Dada e do Surrealismo. É considerado um dos fotógrafos mais importantes do século XX, mas é igualmente reconhecido, pelas suas técnicas inovadoras, como pintor e realizador.
Na fotografia explorou os contrastes entre luz e sombra. Nos "rayographs" ou "rayograms", técnica que se lhe atribui, são visíveis imagens que preservam a ambiguidade dos objectos expostos à luz e que incluíam a sua sombra. Os temas da sua obra incidiram igualmente sobre o meio urbano adoptivo - Paris -, destacando aí o mundo da moda e dos artistas da época.
Man Ray era um artista multifacetado. Com carácter vanguardista procurou trazer algo de novo ao mundo da fotografia. Comemora-se hoje, 27 de Agosto, o dia do seu nascimento.

"Le Violon D'Ingres" é considerada uma das suas obras mais famosas.

Sem comentários: